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Serviços no Rio ainda instáveis duas semanas após ataque hacker

Prefeitura diz que trabalha para amenizar os transtornos

Todos os e-mails @rio.rj.gov.br estão impossibilitados de receber mensagens
Todos os e-mails @rio.rj.gov.br estão impossibilitados de receber mensagens |  Foto: Arquivo
 

Quase duas semanas após sofrer um ataque hacker, os sistemas da Prefeitura do Rio ainda permanecem instáveis. 

Até esta segunda-feira (29), ainda que de forma temporária, o Instituto de Vigilância Sanitária permanece com os serviços de Licenciamento Sanitário Online, consulta aos processos eletrônicos, emissão de documentos online, agendamento de castrações e sistema de chipagem animal, inoperantes.

"Estamos trabalhando para amenizar os transtornos causados aos cariocas e para que os nossos sistemas voltem à normalidade o mais rápido possível", esclarece a prefeitura. O ataque ocorreu no último dia 15.

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Segundo o Executivo, a emissão de multas só será possível após o restabelecimentos dos serviços.

O atendimento presencial realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Transporte nos protocolos dos postos descentralizados continua funcionando para o recebimento dos documentos referentes a recursos de multas de trânsito (defesa prévia e cancelamento de multas) e indicação de real infrator. 

As multas com vencimento entre 12 e 31 de agosto de 2022 tiveram seus prazos para apresentação dos recursos prorrogados até 30 de setembro.

Para fins de pagamento das multas, os vencimentos indicados nas notificações de penalidade continuam inalterados. 

Com a paralisação do processo.rio, toda e qualquer necessidade de processamento será feita por meio de documentos físicos para logo depois de restabelecida a operação, serem digitalizados e incluídos no sistema em questão.

A Ouvidoria da GM-Rio está realizando atendimento somente presencial, pois não é possível acessar os pedidos da LAI (Lei de Acesso à Informação) no momento. 

As equipes estão à disposição no Batalhão da Guarda Municipal, que fica na Av. Pedro II, 111, em São Cristóvão, de 9h às 16h. 

Já a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Transportes está realizando atendimento presencial na Rua Dona Mariana, 48, 6º andar - Botafogo, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h, e pelo e-mail [email protected].

A renovação do Cartão do Idoso e/ou do Cartão de Pessoas com Deficiência vencido a partir de 1º de agosto de 2022 não poderá ser feita enquanto o sistema estiver fora do ar. 

Mas a validade dos cartões com vencimento entre 1º de agosto de 2022 e 31 de agosto de 2022 foi prorrogada para 30 de setembro de 2022. 

O atendimento presencial realizado nos protocolos dos postos descentralizados da Secretaria de Transportes será mantido para o recebimento dos documentos referentes à solicitação de cartão de estacionamento para Pessoas Com Deficiência – PCD e/ou para Idoso.

A Procuradoria do Município prorrogou a validade das Certidões de Regularidade Fiscal da Dívida Ativa, com vencimento entre 7 e 31 de agosto, para o dia 23 de setembro de 2022.

A Secretaria Municipal de Transportes prorrogou os prazos de vistoria de todos os modais de transporte público, como táxis, ônibus, vans e kombis (SPPO, STPL, STPC, TEC, fretamento e transportes escolares), até que os sistemas que estão fora do ar retornem de forma totalmente segura.

Por fim, a prefeitura informa que todos os e-mails @rio.rj.gov.br estão impossibilitados de receber mensagens.

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